Projeto

A REDE GUARANI/SERRA GERAL é um projeto interinstitucional e interdisciplinar que congrega cientistas, pesquisadores, educadores ambientais, juristas, universidades, fundações, agências governamentais nacionais e internacionais, abarcando a região sul do Brasil.

Seu objetivo é a produção de conhecimento compartilhado sobre a gestão sustentável das águas superficiais e subterrâneas, além da elaboração de um modelo jurídico legal e de gestão para o uso e conservação do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral (SAIG/SG).

Em Santa Catarina, a Rede está estruturada em seis grandes Metas cujos objetivos são:

 Meta 1 – Mapeamento geológico-estrutural, hidrogeológico e de avaliação de vulnerabilidade do SAIG/SG em SC e levantar dados sobre uso da terra, fauna e flora e da degradação das áreas ribeirinhas nas bacias hidrográficas da área de abrangência do sistema.

Meta 2 – Monitorar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, por meio de parâmetros físico-químicos e biológicos, nas áreas críticas apontadas no estudo de vulnerabilidade.

Meta 3 – Desenvolver metodologias para elaboração de Planos Diretores, dos municípios localizados sobre o sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral, disciplinando os usos do solo urbano em áreas de vulnerabilidade dos aquíferos.

Meta 4 – A partir do estudo dos aspectos jurídicos relacionados à água, propor um marco jurídico e legal para uso e conservação do SAIG/SG.

Meta 5 – Ações estratégicas de educação ambiental para a cidadania capacitando agentes públicos, participantes de ONGs e o público em geral para o uso sustentável das águas, e o desenvolvimento de tecnologias agropecuárias alternativas como homeopatia e fitoterapia.

Meta 6 – Implantação, consolidação e ampliação da REDE GUARANI/SERRA GERAL em Santa Catarina e criação de um sistema de gerenciamento de informações, controle e interação com os pesquisadores nos três estados.

Baixar Projeto RGSG

metas